Diana

Natural da Ribeira Grande, São Miguel, onde nasceu em 1984, Diana inicia os primeiros contactos com a música em casa dos avós maternos onde passava serões com os irmãos a cantar, a tocar piano e violão melodias populares açorianas.

Ao mesmo tempo, inicia os estudos de música na Academia de Música da Ribeira Grande e aos 10 anos ingressa no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde se gradua como aluna de Irina Semenova, em 2003. Nesse mesmo ano muda-se para Lisboa para estudar na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde foi aceite para estudar com Alexei Eremine, terminando o curso superior em Piano, Música de Câmara e Acompanhamento. Durante esse período foi também bolseira da Fundação Medeiros e Almeida. Diana possui o Mestrado em Piano Performance, pela Chicago College of Performing Arts, onde estudou com Ludmila Lazar.

Diana estreia-se como solista com orquestra aos 16 anos, interpretando o Concerto de Mozart para Piano e Orquestra KV 414 com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada, sob a direcção de Yuri Pankiv, no Teatro Ribeiragrandense. Mais tarde, em 2007, Diana regressa como solista com orquestra, apresentando-se com a Rapsódia sobre um Tema de Paganini, de S. Rachmaninov, no Centro Cultural de Belém com a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, sob a direcção de Jean-Marc Burfin, concerto este integrado no Festival Dias da Música.

Em 2008, Diana foi premiada no concurso Prémio Jovens Músicos, um dos mais prestigiados concursos para jovens músicos em Portugal. Apresentou-se na ronda final com o Concerto para Piano e Orquestra n.º 2 de S. Rachmaninov.

Algumas das salas onde Diana já se apresentou em recital: Charles Mosesian Theather (Boston), Brown University Auditorium (Boston), Northwestern University Lutkin Hall, Rudolph Ganz Concert Hall (Chicago), Casa de la Música (Quito, Ecuador), Teatro Micaelense, Coliseu Micaelense, Teatro Ribeiragrandense, Centro Cultural de Belém, Palácio Foz, Piano Forte Foundation (Chicago).

Diana fez parte de vários festivais, nomeadamente: Festival Carlos Seixas (no Convento de Mafra), Festival Internacional de Castelo Branco, Festival de Música Português de Boston, Festival Internacional de Guimarães, Festival Internacional de Coimbra, PianoFest em Chicago, Meadowmount School of Music, Residência da Embaixada Portuguesa em Washington DC.

Teve oportunidade de trabalhar em master classes com Vladimir Viardo, Aldo Cicollini, Sequeira Costa, Helena Sá e Costa, Paulo Pacheco, Ursula Oppens, Martin Katz e, em Música de Câmara com Alexei Eremine, Paul Wakabayashi, Nuno Inácio, Roger Chase, Gerardo Ribeiro, Eric Larsen.

Diana é membro fundador do Quarteto Botelho Vieira, apresentando-se nos Açores, Portugal, Estados Unidos e América do Sul, também aparecendo na TV e Rádio nos Açores. O quarteto tem recebido inúmeras críticas favoráveis, tendo sido premiado com o Búzio Revelação e o Prémio Cultura.

Música Contemporânea é também uma área onde Diana se tem aventurado, tendo tido oportunidade de estrear em Chicago obras para piano solo que lhe foram dedicadas.

Diana dedica-se também ao ensino, vertente que tem explorado em Chicago, fazendo parte neste momento do corpo docente da Christopher Laughlin Music School,  DePaul University Community Music Division e People’s Music School.

Responses

  1. […] Diana Botelho Vieira(piano) […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: