Marta

martolas

Marta Sofia Botelho Vieira, violino

29 Novembro 1989

Iniciou os estudos musicais de piano e flauta aos seis anos na Academia de Música de Ribeira Grande. Aos 9 anos iniciou o estudo de violino com o professor Grigory Spektor, continuando depois no Conservatório Regional de Ponta Delgada onde terminou com nota máxima o exame do 8º grau na classe da professora Natália Zilkina. Foi admitida com bolsa na Roosevelt University College of Performing Arts de Chicago para realizar a licenciatura em violino na classe do professor Robert Chen, concertino da Orquestra Sinfónica de Chicago.

Após provas, foi admitida como membro regular na Civic Orchestra of Chicago onde trabalha com maestro Cliff Colnot e outros maestros convidados de renome internacional como Hart Bethdoya e Haitink.

Frequentou a Meadowmount School of Music em 2004/5/6/8 tendo-lhe sido atribuída no último ano uma bolsa de mérito

Actuou na WFMT Rádio de Musica Clássica de Chicago, em Fevereiro de 2008

Apresentou-se a solo com a Midwest Young Artists Symphony, no Pick Stager Hal, com a Kankakee Valley Symphony Orchestra, dirigidas por Allan Denis(Chicago) e com a Knox Galesburg Symphony Orchestra, dirigida por Bruce Polay, (Galesburg). Nesta cidade realizou 7 recitais pedagógicos em várias escolas, para crianças e um outro na Livraria de Galesburg, para o programa de rádio “Manhãs na música”.

Em Portugal foi solista com a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música dirigida por Pio Salloto (S. Miguel), por Rui Massena (Madeira) e concertino no estágio de Coimbra dirigido por Cesário Costa

Durante a sua estadia em Chicago onde tem estudado com Gerardo Ribeiro, Professor na Northwestern University, foi laureada com o 1º Premio no “Walgreens National Concerto Competition”; 1º Premio no “Kankakee Valley Symphony Orchestra Concerto Competition”, 2º Premio no Fort Collins Symphony Young Artists Competition, (Colorado) e “Menção Honrosa” no Concurso “Belleville Philharmonic Stars of Tomorrow Concerto Competition”– (São Louis –Illinois), no “Chagrin Valley Symphony Orchestra  Concerto Competition” (Ohio) e no concurso “Chicago National Chamber Music Competition”. Em Portugal foi laureada como o 2º lugar no Prémio Jovens Músicos e com Menção Honrosa no concurso Júlio Cardona

O seu Quarteto de Musica de Câmara foi seleccionado para as finais do concurso “Society of American Musicians Chamber Music Competition”e para os quartos de finais do concurso “Fichoff National Chamber Music Competition” ..

Actuou com o irmão Rodolfo no 1º Festival Sinfónico de Musica Latina de Chicago em 2006, na orquestra do Festival e em Música de Câmara.

Enquanto compositora, obteve “Menção Honrosa” no concurso ” Webster University Young Composers Competition” ( São Louis); foi uma das 10 finalistas do concurso “ASCAP Morton Gould Young Composer Awards Competition”, (Nova Iorque9. Recebeu grandes elogios do concurso “Music Institute of Chicago Generation Next Composers Competition”tendo-lhe sido atribuída uma bolsa para fazer um curso de aperfeiçoamento em composição, no referido instituto. Foi convidada para escrever a música para uma ópera . Aos 10 anos ganhou o 1º premio no concurso de “Jovens Compositores” realizado pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Em Julho/Agosto de 2007, após aprovas de selecção, integrou a Midwest Young Artists Symphony na digressão realizada à China e Coreia do Sul.

Em Maio de 2008 integrando o “Quarteto Irmãos Botelho Vieira” actuou na Brown University e no Boston Portuguese Festival- Charles Mosisian Theatre.

Responses

  1. […] Marta Botelho Vieira(violino) […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: